Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Homossexualismo na infância

A Dr. Carmem Bruder reebeu uma pergunta sobre homossexualismo na infância e citou no site Mundo Mulher.Vejam a pergunta e seu respectivo comentário.

A QUESTÃO: Achei interessante um depoimento de uma mãe sobre homossexualismo.Gostaria muitíssimo de sua ajuda, pois eu e meu marido estamos meio confusos com este mesmo assunto, vou contar um pouco da minha família. Engravidei após 1 ano de casamento e logo fiquei sabendo que  meus filhos seriam gêmeos. Dois meninos hoje com 3 anos. Um deles, achamos que tem um comportamento normal... mas o outro é que nos tira o sono...
Gosta muito de brincar com batom, presilhas de cabelo, lacinhos...enfim
Na escola onde ele estuda tem uma menina com quem ele sempre compartilha a tiara de cabelo e ele vem falando..mas a professora já me chamou e já cortou este tipo
de atitude..NÂO DEIXA MAIS.
Em casa tudo o que ele pega por exemplo..um tubo de cola, a própria chupeta ele diz que é batom e passa na boca como se fosse realmente batom. Inclusive o que nos preocupou foi que ontem meu marido foi com ele na farmácia comprar medicações e ele, sem meu marido perceber, chegou em casa com um batom lip glos e um outro comum. Quando percebemos ele até tremia para que nós não tirássemos..Estamos sem saber o que fazer..não sei se pego pesado ou ...sei lá...se tenho atitudes menos severas...
A REFLEXÃO: Nessa idade, 3 anos, eles são muitos novos para terem definido tanto o objeto quanto a posição sexual, de forma que essas preocupações tem muito mais a ver com os medos e os conceitos dos adultos. Um batom, bem como qualquer outro objeto, pode ter para uma criança simplesmente uma conotação de brinquedo, sem nada ligado exclusivamente ao sexo feminino. Já sobre furtar, atitude comum nessa idade e que precisa ser corrigida, o objeto poderia ser qualquer um.
Esse assunto precisa ser tratado no seu contexto global, ver com quem ele brinca mais, a relação dele com pai e mãe, além do irmão gêmeo. Também não se pode esquecer que os humanos nascem com um corpo de homem ou de mulher, mas que é preciso que sejam ensinados o que isso representa na nossa cultura e a chegar a uma posição masculina ou feminina, ou seja, o menino precisa aprender a ser homem e a menina a ser mulher. É justamente nessa fase, até por volta dos seis anos, o tempo de ensiná-los sobre isso.
Assim, ele precisa de uma atenção especial, de limites, de exemplos, mas não do temor de que venha a ser homossexual. Se tiverem muita dificuldade procurem um bom psicanalista que possa lhes ajudar nesta fase.

Caso queira ver no seu próprio site, o link é
http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=16&sub=157&idtexto=10067&keys=Homossexualidade+na+infanciaA+Dra.+Carmem+Bruder

Um comentário: